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Projeto Final

Alterações no jogo:

Além de criarmos variados pontos no mapa, com diferentes pistas em cada um deles, que remetem a algum lugar dos campus da UniRio, aumentando as possibilidades, alteramos também a chance de jogar sem a necessidade de um mediador – agora, cada jogador que vencer a rodada se tornará um mediador.

Substituímos a presença física do cracker por um objeto: a Caixa de Pandora. Quem encontrá-la pode removê-la do local e colocá-la em algum ponto que não estava antes no mapa, ou até mesmo em um que já exista, criando uma nova dica ou alterando uma já existente. Desta forma, aumentamos o sentido de agência do usuário. As possibilidades vão se tornando cada vez mais variadas e fazem com que o jogador possa alterar o destino da narrativa como bem entender.


Discussão sobre o conceito de Livro na Era Digital:

Sob a ótica das características do ambiente digital, percebemos uma nova forma de fazer literatura surgindo. Não há dúvidas de que os jogos-livros digitais são formas de linguagem. No entanto, as características presente neste meio cria uma nova perspectiva para a vida desta obra.

A hipertextualidade permite que o usuário navegue, através de hiperlinks, para diversos lugares, no interior e no exterior da obra. Isto, portanto, rompe com a linearidade experienciada nos livros e no cinema. No livro, a paginação dita a ordem de como a obra deve ser consumida. No cinema, o timecode já indica que você está no início, no meio, ou no final do vídeo e, portanto, deve rebobinar ou avançar, se for o caso.

O que não se perde na obra digital, no entanto é o começo. O usuário precisa de um local por onde começar a experiência literária – como ocorre com os livros. E, igualmente, necessita de uma capa que o convoque a vivenciar tal experiência. O livro físico possui essa capa exposta em livrarias ou em lojas virtuais, também em bibliotecas. O jogo virtual precisa, igualmente de uma capa: seja um blog, uma postagem em uma rede social, uma propagando em um site. Um link, se não for exposto com a devida explicação, é uma porta escondida dentro de um armário: ninguém abrirá até saber que aquilo, de fato, leva a algum lugar e que lugar é esse.

A questão da autoria nos ambientes digitais também é um ponto polêmico. Devemos ter em mente que uma das grandes vitórias promovidas pela internet é a possibilidade de alterar conteúdos, como aqueles protegidos pelas licenças Creative Commons. Portanto, se neste jogo sugerido o usuário pode dar novos rumos a narrativa, é questionável atribuirmos um autor definido à obra.

Por um lado, temos a criação coletiva, que todos participam de alguma forma da criação da obra, sumindo o conceito de propriedade. No entanto, é evidente que alguém, ou um número delimitado de pessoas participaram da criação do projeto, da ideia do jogo. Por mais que várias pessoas alterem o destino da narrativa, o pontapé inicial, a gênesis da narrativa é sim atribuído a um número delimitado de escritores. O jogador é um “lautor”, como já foi proposto, mas pode ser que a ele caiba apenas esta função, sem ser efetivamente um autor.

A narrativa digital promove experiências bem distintas daquelas presentes no livro físico. A possibilidade de unir vários tipos de mídia em uma única obra, promove uma experiência sinestésica, que se potencializa se tratar-se de uma narrativa locativa. O livro, por sua vez, não permite experiências para além da leitura e do esforço intuitivo e imaginativo do leitor. Do ponto de vista da experiência vivenciada pelo leitor, o livro e o livro-jogo digital são bem distintos, tornando-se coisas com funções bem diferentes.


Do ponto de vista do suporte, o livro ganhou uma nova cara, nova função e novas dimensões. É indiscutível o potencial da narrativa digital como objeto de ensino em sala de aula, podendo, é claro, substituir o livro físico – se não, ao menos complementá-lo. 

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Análise do jogo Heavy rain

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Dn0rIdEkWAE Nota:8,3 Imersão: 8,0. Porque o jogo mantém a atenção do jogador. Agência: 8,0. O jogo possui objetivo e a ação do jogador gera resultados. Transformação:9,0. Porque o jogo permite a alteração dos objetos, dos personagens e da narrativa, possibilita a interação do jogador.